Em primeiro lugar é importante gravar o seguinte: onde referes-se sempre a LUGAR.

Por isso seria errado escrever uma frase como “A noite em que os hotéis estavam cheios” (nome de um conto do escritor Moacyr Scliar) utilizando onde, já que estamos nos referindo a tempo e não a um lugar.

O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still) (2008) DVDRip Dublado

Seria um erro se o nome do filme fosse “O Dia onde a terra parou” 

ONDE X AONDE

Onde corresponde a “em que lugar” e refere-se a um ponto estático no espaço, ou seja, não transmite ideia de movimento. É correto utilizá-lo em frases como:

- Onde está a minha caneta?

- Onde você mora?

Aonde corresponde a “para que lugar” e deve ser usado apenas com verbos que pedem preposição e que transmitem a ideia de movimento. Exemplos:

- Aonde você vai?

- Aonde essa viagem nos levará?

Veja agora alguns contextos em que onde e aonde são utilizados e depois faça os exercícios de fixação

onde-esta-o-amor-dois1Aonde-o-vento

Na primeira imagem não há ideia de movimento é como se perguntássemos: Em que lugar está o amor? Já na segunda é clara a noção de movimento do vento, a frase poderia ser reescrita da seguinte forma: Para onde o vento me levar.

A música “Aonde quer que eu vá” dos Paralamas do Sucesso é um perfeito exemplo do uso correto de aonde

 

ONDE, DONDE OU AONDE?

——————————————————–

CADERNO DE EXERCÍCIOS

 

 Substitua os Asteriscos por Onde ou Aonde:

01 – ** essas medidas do governo vão nos levar?

02 – Não entendo ** ele estava com a cabeça.

03 – Dê ** você está falando?

04 – ** querem chegar com essas atitudes?

05 – ** se situa o Morumbi?

06 – ** pensa que vais.

07 – ** nos levará tamanha discussão.

08 – Até ** vai sua rebeldia.

09 – Não sei ** me apresentar, nem a quem me dirigir.

10 – ** acaba o mar e começa o céu.

11 – Não sei ** começar a procurar.

12 – Não sei ** ir.

13 – ** está seu orgulho?

14 – Irei ** quer que eu vá.

15 – ** ele foi assim tão cedo?

16 – ** você mora?

17 – Ele visitará a cidade ** nasceu o presidente.

18 – Vou ** ele for.

19 – ** coloquei meus sapatos?

20 – Moro ** não mora ninguém.

21 – ** estão os candidatos?

22 – ** nos leva?

23 – Não sei ** te encontrar.

24 – De ** você está falando?

25 – ** chegou a violência urbana.

26 – ** ficou o gato?

27 – ** estou eu?

28 – Maria me dissera morar ali; mas **?

29 – Cheguei ** eu queria.

30 – ** aconteceu o acidente?

31 – ** será a reunião?

32 – ** vai aquela menina?

33 – A casa ** nasci não existe mais.

34 – Vou ** você vai.

35 – ** os meninos estudam?

36 – Eles não sabiam ** ir?

 

 

GABARITO

01 – Aonde essas medidas do governo vão nos levar?

02 – Não entendo onde ele estava com a cabeça.

03 – Dê onde você está falando?

04 – Aonde querem chegar com essas atitudes?

05 – Onde se situa o Morumbi?

06 – Aonde pensa que vais.

07 – Aonde nos levará tamanha discussão.

08 – Até aonde vai sua rebeldia.

09 – Não sei onde me apresentar, nem a quem me dirigir.

10 – Onde acaba o mar e começa o céu.

11 – Não sei onde começar a procurar.

12 – Não sei aonde ir.

13 – Onde está seu orgulho?

14 – Irei aonde quer que eu vá.

15 – Aonde ele foi assim tão cedo?

16 – Onde você mora?

17 – Ele visitará a cidade onde nasceu o presidente.

18 – Vou aonde ele for.

19 – Onde coloquei meus sapatos?

20 – Moro onde não mora ninguém.

21 – Onde estão os candidatos?

22 – Aonde nos leva?

23 – Não sei onde te encontrar.

24 – De onde você está falando?

25 – Aonde chegou a violência urbana.

26 – Onde ficou o gato?

27 – Onde estou eu?

28 – Maria me dissera morar ali; mas onde?

29 – Cheguei aonde eu queria.

30 – Onde aconteceu o acidente?

31 – Onde será a reunião?

32 – Aonde vai aquela menina?

33 – A casa onde nasci não existe mais.

34 – Vou aonde você vai.

35 – Onde os meninos estudam?

36 – Eles não sabiam aonde ir?

Exercícios criados por Ricardo Sérgio do site: http://www.ricardosergio.net

